top of page
Buscar

Como criar empatia?



“Eduardo, como eu crio empatia?”

“Como faço para que potenciais clientes entendam meu ponto de vista?”

É uma questão interessante demais e a resposta já está em nosso cérebro, já está em nossas células. É algo que faz parte do nosso instinto. Somos seres humanos, certo? Então quando foi que deixamos de saber como criar empatia?

Talvez na atual sociedade, nessa modernidade líquida, de informações curtas e diretas? Vamos cavar um pouco. Quando você trabalha comigo, seja como estudante ou profissional, você entende que não é sobre ficar pensando demais. É sobre sentir, é sobre lidarmos com emoções primitivas e universais. Acredito que precisamos de menos estratégias nesse mundo das emoções e mais instintos.

É isso mesmo: menos estratégias e mais instintos.

O que acontece quando você tem uma grande estratégia? Se você fosse procurar parcerias/clientes/alunos amanhã, você teria uma estratégia para a abordagem, não é? Até receber o primeiro “não” e essa estratégia vai direto pro saco. Nesse momento, como você continua procurando essas pessoas? Por instinto, na busca do famoso “o santo bateu”. Em minhas aulas as pessoas não estão tomando um monte de notas. A forma como ensino atinge diretamente nesse porquê, nessa emoção. Criar coisas para memorização não faz sentido. Tudo fica correto quando criamos essa conexão com o nosso propósito, com o nosso porquê, com a nossa história.

Você é quem muda. E quando isso acontece você não tem escolha senão criar empatia, porque é quase como uma obrigação você dizer para as pessoas o que realmente é e no que realmente acredita de todo coração.

bottom of page