top of page
Buscar

Sobre a real motivação



Precisamos ponderar dois pontos, motivação e disciplina. Elas funcionam basicamente como Emocional x Racional, um não vive sem o outro e funciona como uma gangorra, por horas um está no alto / vice versa.

Então quando existe uma tarefa, como iniciar a segunda feira, será necessário ter motivação / propósito maior. Algo como um sentido, realização, superação. Mas sabendo que precisa de superação, entra a disciplina com a ideia de melhorar cada vez mais como pessoa fazendo aquele trabalho.

Na hora que essa nutricionista precisa acordar cedo iniciando uma rotina a motivação como mágica some, é uma fuga e permanência ao conforto e não sofrimento. A disciplina, que é racional, deve agir. Evitando o emocional e apenas agir.

Em seguida, iniciando a rotina, a gangorra muda, a motivação começa a tomar conta.

Então resumindo nesse ponto a motivação é o Porquê, o propósito, algo maior que nós mesmos. A disciplina é a atitude de agir acima de outras circunstâncias. Apenas com um ou outro nos tornamos escravos de algo, ou de emoções/entretenimento ou de atividades que não significam nada para nós.

E aí entra o segundo ponto

Imagine isso no trabalho de nutricionista. O que poderia nos motivar no trabalho?

Tem duas formas, internas e externas. Também chamado de motivação autonoma e motivação controlada. Ou até mesmo objetivos intrínsecos / objetivos extrínsecos.

Basicamente coisas de reflexão interna, crescimento pessoal, envolvimento com comunidade VERSUS dinheiro, sucesso, fama (coisas que algo externo pode vir a definir, sociedade e padrões).

Você também já observou. As pessoas em geral acabam buscando o externo, nos ensinaram isso desde cedo e vivemos em uma sociedade que foca nessa motivação.

O resultado é simples: vidas sem sentido.

Então empresas e profissionais que conseguem usar estratégias para motivação autônoma tem níveis de satisfação e bem estar maiores.

Como?

Criando:

- autonomia (cuidar da própria vida e ser responsável por ela)

- domínio (ficar melhor na habilidade que te importa)

- propósito (fazer algo maior que nós mesmos)

Parece simples, mas para cada ponto existe um mundo e dedicação a parte.

bottom of page