top of page
Buscar

Por que você escolheu nutrição?



O primeiro dia de aula do curso nutrição talvez seja uma das mais importantes que você venha a ter na sua carreira. Eu não sei qual foi a disciplina específica que você teve no seu primeiro dia, cada pessoa que responder a essa pergunta pode ter começado com uma aula diferente mas uma coisa é certa, muito provavelmente nessa primeira semana a maioria dos professores perguntaram porque você escolheu o curso nutrição.

Naquele momento quando você começa a pensar porque eu escolhi o curso nutrição posso recordar das histórias que já escutei dos meus alunos. Tenho aluno que já escolheu o curso por acaso, pois no momento da inscrição simplesmente trocou o número e na hora que saíram as vagas ele viu que escolheu fazer nutrição. Mas enfim, foi erro na hora de colocar a inscrição do vestibular. Já tive alunos que foram forçados, ou os pais falaram para fazer uma faculdade, tem essa faculdade aqui na cidade "pega lá e faz". Ou tentou fazer outras faculdades, outro curso, mas não passou em nenhuma. A nutrição seria terceira opção, quarta opção, quinta opção.

Eu não sei qual foi seu porquê, eu não sei o que você respondeu nesse primeiro dia de aula mas digo que muito provavelmente esta pergunta e a sua resposta foram umas das coisas mais importantes que você já fez no mundo da nutrição.

Quando essa pergunta foi feita para mim, no meu primeiro dia de aula, me recordo de ser um dos últimos a responder. Começou lá pelo lado esquerdo, a pergunta foi vindo e foi vindo e chegou nesse canto direito que era onde eu estava. Então fui um dos últimos a responder e me lembro de ver todo mundo falando, tinha histórias super legais, histórias super empolgantes.

Eu não tinha uma história super empolgante, mas eu tinha uma sensação ou sentimento por aquilo, porque estava fazendo aquilo. Me recordo de falar assim:

Olha, eu acredito que a nutrição nos dá energia para viver e por consequência a gente consegue realizar os nossos sonhos.

Naquele momento que coloca para fora fica uma sensação estranha porque parece que você está sendo julgado, parece que as pessoas estão cochichando "Esse cara é louco". Mas eu garanto para você que hoje, mais de 10 anos depois daquele dia, foi uma das respostas mais importantes que já dei na vida. Porque essa resposta norteou nos momentos de dificuldade, nos momentos baixos que tive na faculdade, na profissão, na vida.

Eu tinha um porquê. Eu tinha um porque ter iniciado aquele curso. Eu tinha uma missão, um propósito muito maior do que eu para continuar com essa ideia, para continuar com essa faculdade, para continuar com essa profissão.

Então eu gostaria de perguntar para você hoje, se naquele primeiro dia de aula o seu porque ainda não estava tão claro, porque você escolheu o curso nutrição?


bottom of page